sábado, 14 de setembro de 2013

Divagações da menina voadora

Divagações da menina voadora

(Anne Lieri)




Quando pequena olhava por horas o céu.

E não entendia nada.

As estrelas brilhantes eram fadinhas que me sorriam.

Dizem que cada criança tem uma estrela só dela, então ficava procurando a minha.

Não apontava porque nascia verruga no dedo e morria de medo de ficar com verruga...

Não me conformava que a lua era de mel, se não caia mel na nossa cabeça.

Também confundia “Via Láctea” com
” Farinha láctea”.

Tinha certeza absoluta que as nuvens eram de algodão doce.

Decorava tudo sobre cada planeta: Marte, o planeta vermelho, Saturno e seus anéis...

Fiquei chocada quando soube que mandaram a cachorrinha Laika sozinha pra lua.

Imaginem uma cachorrinha num foguete vagando pelo espaço escuro...

Quando pisaram na lua quis estar lá, como todas as crianças do mundo. E ser astronauta.

O livro “Viagem ao céu” de Monteiro Lobato me fez viver um pouco desse sonho.

Hoje penso que entendia mais do que imaginava!

Hoje imagino muito mais do que entendo...



A inspiração veio daqui.





16 comentários:

Anônimo disse...

Anne! Crianca sabe das coisas. E a menina voadora é experta demais! Lindeza de poesia! Beijo e ótimo fim de semana!

Ana Bailune disse...

Que texto lindo, perfeito! Voltei à minha infância... também pensava na Via Láctea e na Farinha Láctea...

Andre Mansim disse...

Oi Anne!
Que legal minha amiga!
Quando a gente era criança, (ainda mais as crianças da década de 80) a gente era sonhador né?
Acreditava em tudo e sonhava demais.
Que tempo bom né?
Ainda bem que algumas crianças grandes assim como somos nós, ainda acreditam e sonham.
Que bom que meu texto te inspirou! Fico feliz. Até porque o seu ficou bem melhor que o meu! Hahahahahahha.


Menina, o Samuquinha já tá adorando a escolinha! Ficou ontem o dia todo. Dormiu, comeu, brincou e não chorou! A "Tia", ligou algumas vezes pra falar que ele é uma "gracinha de criança", e que ele mesmo sem saber falar, canta o dia inteiro na língua Samuelêis! Haahahahahahahaha, as tias da escolinha acham o máximo, e me perguntaram se em casa a gente escuta muita música! Hahahahahaha. Aqui a gente não vive sem musica! E musica boa.

Vc que ama crianças, conhece o cd Pequeno Cidadão?
Se não conhece, tem que conhecer.
O Edgard Sacandurra, do Ira!, o Arnaldo Antunes do Titãs, e mais uns roqueiros Underground, fizeram uma banda para crianças, e tem umas musiquinhas muito legais e interessantes. Bem educativas e brasileiras.

Um beijão minha amiga! E obrigado pela linkada!

Bergilde disse...

Anne,bom dia e um abraço bem especial de quem mesmo bem crescidinha continua a sonhar e a viajar pelas leituras da sua menina voadora na companhia de dois pequenos grandes sonhadores também.Como você vez por outra me aparecem os personagens fantásticos do mundo de Lobato.Bom demais aprender assim...Aqui em casa ainda se acredita em nuvem feita de algodão doce e lua de 'formaggio gruviera'.Eu digo ainda bem!É preciso tutelar esta inocência infantil e dela nos deixar também guiar.
É gostoso divagar contigo!

manuela barroso disse...

Que lindos estes sonhos que ainda são memória, Anne!
Na minha aldeia, ficava tempos e tempos indagando onde acabava aquele azul que vira negro à noite.
O som dos grilos nas noites mais quentes adormeciam o meu
pensamento, acordando-me para a realidade .Que sei eu?
Mil bjs

chica disse...

Anne, tu desde pequena já sabia muitas coisas e olhava o mundo com o olhar de perceber, ver atentamente.. Lindo! Tive que rir da farinha láctea,rs

Cada uma! Lembrei que quando era pequena, logo que começaram a falar em Tiradentes na aula. por coincidência, um dia, meus avós falaram que numa esquina da cidade um homem havia se enforcado. na minha "santa inteligência" associei ao Tiradentes,rs...


E tua inspiração veio de um texto que adorei, do nosso papai babão, o André,rs

Adorei o comentário dele aqui e saber mais do Samuquinha que convivemos desde que estava na barriga da mamãe dele. Lindo isso! beijos,tudo de bom,desculpe o jornal,rs chica

Tina Bau Couto disse...

Amei a imagem, as lembranças, suas e minhas, as divagações, dúvidas e certeza de que hj imaginamos bem mais do que sabemos.

1.000 BEIJOS e CHUVA DE ESTRELAS

Magia da Inês disse...

°º✿♫
°º✿ Olá, amiga!
º° ✿✿
Eu também sonhava com uma lua feita de queijo, cheia de buraquinhos, onde morava um dragão que São Jorge ia matar. Eu tinha pena do dragão porque ele era bonito e colorido, nunca imaginei o mal nesse dragão.
Ser criança é simplesmente ser doce. Seu texto é muito bonito e cheio dessa ternura quem nunca morre dentro da gente.

Bom fim de semana!
Beijinhos de Minas.
♫° ·.¸.•°♡♡♫° ·.

Ana Paula disse...

Leitura recente aqui em casa Viagem ao céu!
Que delícia a tua farinha láctea.
Cometas cintilantes e coloridos para tua imaginação!
Beijo

ONG ALERTA disse...

Perfeito lembro que não podia apontar para as estrelas por causa das verrugas....
Beijo Lisette.

Lilá(s) disse...

Adorei a inspiração! era assim eu em criança!!
Bjs

Pedro disse...

Tia Anne,eu gostaria muito de ir ao planeta Marte para conhecer Os Meninos de Marte, do Ziraldo e o planeta Júpiter!
Beijinhos
Pedrinho

vieira calado disse...

Olhe, amiga, volte a olhar para o céu lá para a partir de meados de Novembro.
Poderá ver o que nunca viu, o cometa Ison, em todo o seu esplendor!
Bjsss

Felisberto T. Nagata disse...

Olá!Boa noite
Anne
adorei...é verdade, um dia fomos crianças,e tudo ao redor era novo, grande e encantador. Depois crescemos e lembramos daqueles tempos, e percebemos que desaprendemos a viver naturalmente...onde éramos simplesmente nós mesmos, com a presença da imaginação que tornava tudo tão interessante e divertido,sem precisar entender nada!
Agradeço pelo carinho de sempre
Belo domingo
Beijos

MARILENE disse...

Nada mais belo que as conclusões a que chegam as crianças. Também não apontava porque diziam que nascia verruga (kkk). O céu é encantado para os pequenos e para todos nós. Bjs.

YesEtienne disse...

Anne, das verrugas também me contaram... e adorava/adoro farinha láctea! Adorei as suas divagações. Bjs.

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Photobucket